c i d a d e d o v í c i o け陰ン

by macintop

/
  • Streaming + Download

    Includes high-quality download in MP3, FLAC and more. Paying supporters also get unlimited streaming via the free Bandcamp app.
    Purchasable with gift card

      name your price

     

1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
8.
9.

about

Lá vem o Mário Alencar com mais um projeto, hahaha. Nosso self-mademan, sempre nos surpreendendo com novas ideias e ousadias.
Como sou das antigas, minha referência para essa sonzeira do Macintop é Brian Eno, mais especificamente o álbum “My Life in the Bush Ghosts”, que o papa do “rock art” fez em parceria com David Byrne, no iniciozinho dos anos 1980 – depois da fantástica “Trilogia de Berlim” que realizou com David Bowie (“Low”, “Heroes” e “Lodger”) entre 1977 e 1979.

Antes de tudo, para além da criatividade incontrolável de Mário Alencar, esse álbum de estreia do macintop é uma radicalização das ideias que ele vinha emplacando naquele outro projeto de homem-que-faz-tudo, o Sketchquiet. Em “Cidade do Vício”, a viagem é completa, com passagens vespertinas e noturnas pelos bares, praias, cinemas e ruas de Maceió e seus boys bêbados trombando uns nos outros (ele e os Killing Surfers? haha) e certa melancolia disfarçada nos beats eletrônicos e nos samples de vozes gravadas da TV puxadas dos confins da internet.

O quadro geral é a nossa provinciana Maceió que sempre, sempre, desde a minha época dos darks de botas e sobretudo nesse calorão, lá pelos idos de 1986, quer ser mais do que a pacata (não raro mesquinha) cidade litorânea nordestina. Há quem a chame “capital do sossego” (no Carnaval, a turistada toda que foge do frevo vem pra cá), mas, pra gente aqui, artistas meio (meio?) loucos, é muito mais do que isso – lá nos anos 1980 mesmo alguém a chamou de Maceyork. É por aí a verve do Mário – se não Nova York, Londres, é claro. Ou a Los Angeles de Bukowski – sim, tem de ter cerveja na parada, e poesia. A nossa ''vibecrooked'' querendo se expandir, pular fora da taba e, sei lá, fincar os pés na metrópole.

Então, se do nosso bar mais agitado – o nosso predileto, o Botequim Paulista, e o “paulista” aqui parece ironia –, esse surpreendente macintop tira um sarro em “Esse Botequim Não Tem Mais Graça Como Era em 2007”, o que dizer desse calor da bobônica que faz na terra de Djavan? Bem, nessa cidadezinha nem tão pequena, mas tacanha o bastante, que a gente ama e vibra e faz som e morre de raiva e de tédio, vou te contar, hein, o que nos resta além de se entregar ao vício?

por Sebage

credits

released February 1, 2019

#056

''c i d a d e d o v í c i o け陰ン'' é um álbum gravado em Maceió em 2018

capa e música por Mário Alencar
produção por Estúdio Lofizêra

macintop.bandcamp.com
macintop.bandcamp.com
macintop.bandcamp.com

license

all rights reserved

tags

about

Crooked Tree Records Maceió, Brazil

Selo virtual/Brazilian net-label DIY

contact / help

Contact Crooked Tree Records

Streaming and
Download help

If you like c i d a d e d o v í c i o け陰ン, you may also like: